Os sete melhores filmes de 2014



2014 foi um ano louvável para o cinema. Há muitos anos a indústria não via filmes tão impecáveis, inteligentes e, porque não, inovadores. 

Super-heróis, adaptações literárias, filmes autorais e independentes, ficções e diversos gêneros foram alvos de elogios em um ano com lançamentos tão diversificados. 

Sendo assim, nada melhor do que selecionar os melhores filmes do ano. Não estão em ordem de qualidade, mas de lançamento, de janeiro a dezembro. 

Infelizmente, como regra da casa, apenas sete puderam entrar na lista. A escolha foi dolorosa, não para inseri-los, mas para os que ficaram de fora que, com certeza, ocupariam facilmente o top 10 de cada um. Confira: 

O Lobo de Wall Street - Martin Scorsese 



O ano começou com ele, um dos diretores mais respeitáveis de Hollywood de volta à sua forma crua de se fazer um filme. Baseada na autobiografia homônima, o filme conta a história da vida regada a excessos de drogas, dinheiro e prostitutas de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor de Long Island que passou 20 meses na prisão por fraude e por ter enganado investidores em um esquema massivo de corrupção em 1990.  

Scorsese não tem pudores e faz com que DiCaprio tenha uma de suas maiores atuações da carreira. Infelizmente, tinha um Matthew McConaughey no caminho (justiça seja feita, em uma atuação brilhante em Clube de Compra Dallas) para estragar os planos do tão sonhado Oscar ao ator. 

Ela - Spike Jonze 



Em um dos roteiros mais criativos e bem produzidos dos últimos tempos, Ela tem o poder de tocar a alma de quem o assiste.  

Theodore (Joaquin Phoenixdecide instalar em seu computador um novo sistema operacional que possui uma inteligência artificial que aprende de acordo com suas respostas. Conforme o relacionamento entre os dois vai amadurecendo, Theodore se vê apaixonado por Samantha, a voz do OS, dublada por Scarlett Johansson. 

Apesar de se passar no futuro, a história do longa é absurdamente atual, tendo em vista que nos vemos cada vez mais dependentes de aparelhos eletrônicos. O longa consegue ser lindo, amargo, afável e simples ao mesmo tempo. Spike Jonze recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original por méritos, assim como um lugar na nossa lista. 

Nebraska Alexander Payne 



Não, provavelmente você não viu esse aqui. E está cometendo um dos maiores erros da sua vida se continuar sem vê-lo. Nebraska é em preto e branco, tem orçamento baixo e não possui um elenco tão conhecido assim (apesar do Bruce Dern). No entanto, este é um dos filmes mais marcantes da minha vida. 

Woody, um senhor de idade alcoólatra que, após receber uma propaganda pelo correio, acredita ter ganho US$ 1 milhão e decide viajar até Lincoln, no Nebraska, para pegar o prêmio. Sem condições físicas e com sérios problemas de saúde, acaba convencendo o filho David a acompanhá-lo. 

Não espere reviravoltas, roteiro mirabolante, nem efeitos especiais. Nebraska é um filme para ser apreciado pela sua simplicidade. Um filme de humor ácido, mas com uma história cinza, que possui uma carga emocional enorme. O filme foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme, mas obviamente nem passou perto da estatueta. Não deixe esse filme passar, corre pra assistir. 

Guardiões da Galáxia - James Gunn 



O ano foi recheado de super-heróis. Capitão América: O Soldado Invernal, O Espetacular Homem-Aranha 2 e X-Men: Dias de Um futuro Esquecido foram os que estrearam neste ano. Todos eles tem uma coisa em comum: A sorte de ter chego às telonas no primeiro semestre. Caso contrário, enfrentariam sérios problemas de concorrência. 

Peter QuillGamoraDraxGroot e Rocket formam os Guardiões da Galáxia em um dos melhores filmes da Marvel ao lado de Os Vingadores. Tem ação, bom roteiro, trilha sonora fantástica e humor afiadíssimo. Sim, o projeto que ninguém botava fé se tornou um sucesso de bilheterias e o grande filme de herói em 2014. 

Interstelar - Christopher Nolan 



Ame ou odeie. Assim pode ser definido não só os trabalhos de Nolan, como também o filme Interstelar. Eu optei por amá-lo. 

Em um futuro não muito distante, a Terra possui pouquíssimos recursos naturais para manter a sobrevivência da população por muito tempo. O engenheiro espacial Cooper (Matthew McConaughey) trabalha como fazendeiro cultivando milho ao lado dos filhos e do sogro até ser chamado para liderar uma missão espacial que busca explorar novos planetas que podem substituir a Terra.  

Sim, esse está cotado para ser o filme de 2014, mas os concorrentes são bem fortes. No entanto, nenhum deles me atingiu com tanta força quanto esse. Há muito tempo não me emocionava como o fiz assistindo a esse filme. Independente das teorias científicas estarem certas ou não, é fato que Nolan conseguiu fazer aquilo que sempre sonhou, unir o roteiro aos atores em um filme humano carregado de fortes emoções.  

Garota Exemplar - David Fincher 



Fincher é o rei dos filmes serenos e cativantes. Garota Exemplar não é seu melhor trabalho, mas ainda assim consegue um posto louvável na lista dos melhores filmes do ano.  

Adaptação do livro homônimo, que vendeu mais de 6 milhões de cópias no mundo todo, o filme conta a história de Amy Dunne (Rosamund Pike), que desaparece no dia do seu aniversário de casamento, e deixa o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.   

Com boas atuações, o filme tem tudo para ser o queridinho da Academia em 2015 e levar diversas estatuetas. O thriller possui um tom calmo, mas ao mesmo tempo sufoca o espectador, que procura a todo tempo alinhar as informações e juntar as peças antes de se surpreender com cada passo dado. 

Boyhood - Da Infância à Juventude - Richard Linklater 



12 anos, sendo 4200 dias de produção e apenas 39 de filmagens. Esse foi o tempo que Richard Linklater demorou para finalizar Boyhood. A ideia? Acompanhar a vida de um garoto dos seis aos dezoito anos em tempo real, desde a sua entrada para a escola até a faculdade. Só isso já valeria a pena a experiência de assisti-lo, mas o filme é muito mais que isso. 

Linklater não apela para o sentimentalismo e nos entrega uma obra-prima crua. Um filme sobre a vida, sobre os conflitos e dilemas que qualquer pessoa tem na idade do garoto. Parece que pegamos uma caixinha guardada e relembramos de tudo numa gostosa nostalgia. Mais. Parece que crescemos ao lado de Mason. Com um show de atuações, este com certeza virá forte para as premiações. 

Então é isso, fica aqui a lista dos sete melhores filmes de 2014...Não, não dá pra deixar de mencionar mais um. 

Bônus:

O Grande Hotel Budapeste - Wes Anderson 



A história se passa na pré Segunda Guerra Mundial, quando o proprietário do Hotel era o lobby boy e seu protetor era o lendário concierge Gustave H., um canastrão afetado e viciado no perfume L’Air de Panache, que administra o hotel com mão de ferro para os funcionários enquanto dá uma especial atenção às velhotas milionárias que ali se hospedam. 

Wes Anderson, ponto. Esse diretor já o motivo maior para assistir. Cada vez mais seus tons característicos fazem com que seus projetos sejam identificados com facilidade, além de já inspirar outros diretores em pontos de vistas e referências. O Grande Hotel Budapeste é a obra prima do diretor, que merece tanto quanto os outros entrar nesta lista tão concorrida. 

E você, qual a sua lista de sete (ou oito) melhores filmes do ano?
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares