Especial Bond 50 : Top 007 - Músicas tema


 50 anos, James Bond, o espião mais famoso de todos os tempos se apresentava ao universo cinematográfico com o filme 007 Contra o Satânico Dr. No, com Sean Connery dirigido por Terence Young em 1962, dando início à franquia mais bem sucedida da história do cinema.
Ao longo das cinco décadas, foram 22 filmes produzidos – o 23º será lançado em outubro deste ano – com uma arrecadação de mais de US$ 22 bilhões.

Além de seu ar glamoroso, frases de efeito, o famoso dry Martini batido não mexido, belas mulheres e carros de luxo, a série ficou conhecida por trazer cantores renomados para fazer a música tema de cada filme, se adequando às tendências de acordo com a época.

Foram inúmeros nomes como Shirley Bassey (três vezes), Carly Simon, Duran Duran, A-há, Tina Turner, Gladys Knight, Tom Jones, Paul McCartney, Madonna, Sheryl Crow, Louis Armstrong e Nancy Sinatra, Chris Cornell e Alicia Keys, que entraram para historia tocando na cena de abertura, mesclada a um clipe referente ao tema, dando um destaque ainda maior para o espião e tudo que o envolve. Afinal, ele é Bond, James Bond.
Veja minha sofrida lista de 5 melhores músicas temas da franquia:

5 – Chris Cornell - You know my name (007 – Cassino Royale/2006)
Abrindo a série nos anos 2000, com a estréia de Daniel Craig como o espião, Chris Cornell, ex-vocalista do Audioslave e Soundgarden foi muito bem ao mostrar que 007 também podia ser introduzido com um som mais pesado, ser adequando ao som da época.

Sem dúvidas, a melhor música da franquia da década, superando a balada genérica da Madonna e o razoável dueto entre Jack White e Alicia Keys. A cena de abertura, apesar de ser umas das mais computadorizadas, é uma das melhores da franquia, mostrando que mesmo no século XXI,  o luxo e o glamour do espião nunca fica pra trás.

4- Carly Simon – Nobody does it better (007 – O espião que me amava/1977)
Poderia facilmente entrar nas primeiras posições se as outras músicas não fossem mais significativas pra mim, mas, com certeza é uma das aberturas mais bonitas e envolventes da franquia. A voz de Carly Simon consegue dar uma sensualidade a mais na trama, que só pela letra, já consegue descrever por completo o agente britânico.

3 – Paul McCartney – Live and Let Die (007 – Viva e deixe Morrer/1973)
A música tem Paul McCartney e os Wings com o tema inicial, e até hoje é uma das músicas mais conhecidas do ex-Beatle e sua banda, tanto que tive o imenso prazer de vê-la   em seu repertório no show aqui em São Paulo. Quando a música chega próxima ao refrão, com uma entrada instrumental, a trilha consegue transparecer a tensão do filme, dando um ar de suspense.

2- Duran Duran – A View to a Kill (007 – Na mira dos Assassinos/1985)

Apesar de ser uma banda mais pop para a época, Duran Duran superou todas as expectativas e fez uma música bem trabalhada. Pode até não ter tido aquela sensualidade que Carly Simon impôs em seu tema, mas a banda dá um ar da mesma, mesclando o tom suave com o clima de ação do filme.

1- E, finalmente, meus queridos 3 leitores, o primeiro lugar. Estava com uma dúvida gigante entre três músicas para compor essa posição, portanto, como meu coração estava doendo de mais por deixar alguma de fora, todas entrarão, e eu lhes explico o porquê. As músicas que eu estava em dúvida para postar são todas dos anos 90, que, apesar da qualidade dos filmes terem sido inferiores, aos antigos, e Pierce Brosnan não ter sido o melhor James Bond, os temas foram perfeitos.

Tina Turner – GoldenEye (007 – Contra GoldenEye/1995)

Tina Turner com GoldenEye, mostra toda sua sensualidade na voz com uma música composta por Bono Vox do U2, sua voz se encaixa perfeitamente na trama, se juntando à Carly Simon em uma das aberturas mais envolventes e sensuais da série.

Sheryl Crow – Tomorrow Never Dies (007 – O Amanhã Nunca Morre/1997)

Essa, de vez em quando eu penso que é a melhor música de todas, mas lembro das outras e não consigo entrar nesse consenso,  mas, com certeza é uma das minhas prediletas. Sheryl Crow, apesar de muito criticada por não ter o mesmo tom sensual de Nancy Sinatra e Carly Simon, na minha opinião, é uma das vozes mais bonitas que introduziu 007. É a abertura mais complexa e esquisita que eu vi, porém , em nenhum momento ela faz perder  a essência do espião.

Garbage – The World is not Enough (007 – O mundo não é o bastante/1999)

Talvez esse seja o melhor filme do Pierce Brosnan como o espião. A voz da Shirley Manson se encaixa perfeitamente no contexto da trama. Logo depois da cena inicial quando entra na musica de introdução já podemos esperar o que vai ser do filme.


E, para finalizar, veja abaixo a nova música de abertura de 007, feita por Adele. Apesar de não ser fã da cantora, achei a música sensacional, mantendo tudo aquilo que citei nas musicas acima. Mesmo não vendo a cena de abertura, asseguro que entraria facilmente nesse meu ranking de melhores temas. Tudo indica que esse filme será o melhor da franquia nos anos 2000. 007 - Skyfall, nos cinemas dia 26 de outubro.






2 comentários

  1. Vinícius....oi!!! Adoro Bond.Tenho todos os filmes(menos o último, aliás não gostei muito da escolha do ator atual), desde o 1º, em VHS, acho q de 1962.De vez em quando assisto e dou muita risada!!Adorei vc ter feito esse top 5 das músicas. Uma homenagem aos 50 anos do James!! :)

    ResponderExcluir
  2. Carly Simon >>> garbage >>> nancy sinatra >>> shirley bassey >>> Chris Cornell >>> Adele

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares