10 filmes para entrar em clima de Copa



Já que vai ter Copa mesmo, nada melhor que juntar dois elementos apaixonantes durante os meses de junho e julho: Futebol e cinema.

Para isso, o Sala Sete resolveu ajudar e separou uma lista de dez filmes que falam sobre futebol para aumentar ainda mais o clima de Copa do Mundo no país. E o melhor de tudo é que nesse quesito, o Brasil não fica atrás de ninguém.

Veja abaixo.

Maldito Futebol Clube
Ano: 2009
Direção: Tom Hooper
O filme conta a turbulenta história de Brian Clough em sua passagem de apenas 44 dias no comando do Leeds United. Clough foi contratado pelo clube após ter conduzido o Derby County ao título inglês do ano de 1972. No entanto, seu maior desafio é deixar a sombra de Don Ravie  um de seus maiores rivais e que saiu do Leeds para treinar a seleção inglesa.

O filme tem o seu quê de comédia e drama, mas possui uma narrativa interessante e um roteiro bem amarrado, além de retratar muito bem as cenas e os lances dos jogos.


Gol - O Sonho Impossível
Ano: 2005
Direção: Danny Cannon
Talvez um dos melhores filmes de ficção sobre futebol já feito. Conta a história de Santiago Muñez, um jogador amador mexicano que vive nos EUA e consegue um contrato com o Newcastle, da Inglaterra.

O filme é um dos que melhor retrata o mundo do futebol nos bastidores na visão de um jogador de futebol, além de ter participação especial de jogadores profissionais.

A ideia de produzir uma trilogia que contava sua trajetória em direção à Copa do Mundo era promissora, porém, o segundo filme - em que ele é contratado pelo Real Madrid - não foi tão bem recebido pela crítica e praticamente ninguém assistiu o terceiro filme, que é uma verdadeira lástima.

Boleiros - Era uma Vez o Futebol
Ano: 1998
Direção: Ugo Giorgetti
Um grupo de ex-jogadores se reúnem em um bar na capital paulista para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

Dividido em esquetes, o filme é uma verdadeira poesia para os amantes do futebol. As histórias mesclam a realidade e a ficção, o que aumenta ainda mais a carga emocional. Em 2006 ainda houve uma continuação tão boa quanto o primeiro.




Heleno
Ano: 2012
Direção: José Henrique Fonseca
Outro nacional da lista, Heleno conta a história do primeiro jogador problema do futebol brasileiro. Ídolo do Botafogo antes de Garrincha, o craque teve uma carreira meteórica, que passou do luxo ao lixo em um espaço de dez anos apenas. Boêmio e mulherengo assumido, frequentava festas da alta sociedade, onde consumia drogas e outros vícios até ficar louco e falecer em um sanatório em Barbacena -MG.

É gravado todo em P&B e a atuação de Rodrigo Santoro no papel de Heleno é memorável. Os lances dentro de campo também são muito bem retratados. Um filme que nenhum amante do futebol pode deixar de assistir.


Fuga para a Vitória
Ano: 1981
Direção: John Hutson
Inspirada em uma história parecida que ocorreu na Ucrânia, o filme narra os prisioneiros de guerra que enfrentam em campo um time de soldados nazistas.

Talvez esse tenha sido um dos primeiros filmes a contar com a atuação de jogadores e estrelas do futebol. Entre eles está Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Kazimierz Deyna e nada mais, nada menos que Pelé. O elenco também é composto por Sylvester Stallone e Michael Caine.



Hooligans
Ano: 2005
Direção: Lexi Alexander
Essa foi a primeira produção hollywodiana a tratar do hooliganismo. No filme um americano, vivido por Elijah Wood, vai para a Inglaterra visitar sua irmã e acaba virando um legítimo hooligan do West Ham. Praticamente, foi o responsável por tonar mundial a fama entre a rivalidade do clube com o Millwall.

O ponto de vista dessa vez fica por parte das arquibancadas. É verdade que tem pouco futebol, mas mesmo assim é uma ótima retratação do como foi/é a violência dessas gangues inglesas.


O Ano em que meus pais saíram de férias
Ano: 2006
Direção: Cao Hamburger
Esse é o único filme que tem muito pouco a ver com futebol da lista. Cao Hamburger conta a história de um garoto cujos pais são perseguidos pela ditadura militar e que passa a ser cuidado pelo avô e depois pelos vizinhos.

O que isso tem a ver com futebol? Tudo. A trama acontece na época da Copa de 70, ano do tri brasileiro. O garoto mescla suas tristezas com as alegrias de ver o desempenho da seleção durante a competição. Um dos filmes mais tocantes sobre a ditadura militar.



Penalidade Máxima
Ano: 2001
Direção: Barry Skolnick
Provavelmente você já assistiu ao filme Golpe Baixo, aquele em que o Adam Sandler é um jogador de futebol americano, vai preso e monta um time para jogar contra os policiais.

O que você pode não saber, é que esse filme é uma espécie de adaptação americana do filme inglês Penalidade Máxima, em que a história é praticamente a mesma mas o futebol é jogado com os pés. Com o ex-jogador e ator Vinnie Jones no elenco, ele é tão divertido quanto a versão Football.


O Casamento de Romeu e Julieta
Ano: 2005
Direção: Bruno Barreto
Da-lhe filmes nacionais nessa lista, hein! O filme conta a história de um dos maiores clássicos do futebol nacional de uma visão shakespeariana e bem criativa. Um corintiano roxo que se apaixona por uma palmeirense fanática e, para conquistar o sogro, Romeu finge torcer para o rival e acaba viajando para o Japão para assistir a final entre Manchester United e Palmeiras de 1999, que acabou com a derrota do clube alvi-verde.

É difícil eu me atrair por comédias globais por achar todas elas muito comerciais, mas essa é bem divertida e diferente do que vemos por aí, além de ter uma ótima atuação de Luis Gustavo no papel de Alfredo Baragatti, pai de Julieta.


Driblando o Destino
Ano: 2002
Direção: Gurinder Chadha
Pode não ser um daqueles filmes memoráveis, mas tem suas qualidades, sim. O filme foi um verdadeiro sucesso na Inglaterra devido ao seu título em inglês Bend It Like Beckham, que até então o jogador era uma das maiores revelações do futebol, queridinho do país e o rei do marketing. 

A história gira ao redor de uma menina inglesa de origem indiana que é fanática por futebol, Jess, que é chamada para fazer parte de um time de futebol feminino, algo completamente distante das tradições indianas de sua família.

Não é exatamente um filme para os amantes do esporte bretão, mas uma comédia romântica despretensiosa e com uma temática até interessante. Para os namorados, uma dica de filme para assistir dia 12 no clima de Copa.


E você? Se lembra de algum filme sobre futebol? Comente aqui e aumente nossa lista!
‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares