Universidade Monstros

Produzir sequências de filmes de sucesso é algo muito comum no cinema, porém muitas delas acabam se tornando decepções ou são feitas apenas com objetivos comerciais, interferindo drasticamente na qualidade do mesmo. Com animações, não tem sido diferente.

Muitos dos filmes de animação que obtiveram sucesso são imediatamente submetidos a sequências, a exemplo disso estão Shrek e A Era do Gelo, dos estúdios DreamWorks e 20th Century Fox, que encantaram crianças e adultos e tiveram continuações incansáveis, de qualidade inferior ao seus respectivos originais. Já na outra vertente do mundo das animações, a Pixar apostou em continuar um de seus maiores trunfos: Toy Story, lançado em um curto espaço de tempo entre um e outro.

Recentemente, a história do Cowboy Woody e o patrulheiro do espaço Buzz Lightyear ganhou sua terceira sequência, desta vez em uma sacada inteligente para atrair a mesma geração dos primeiros, já crescida e amadurecida. Ao apostar em mais uma franquia, a Pixar derrapou e decidiu produzir uma sequência altamente comercial para Carros, deixando um pouco de lado a essência do primeiro e claramente sendo feito para as crianças comprarem os carrinhos.

Dois anos depois, eis que a Pixar novamente decide lançar mais uma de suas apostas de sequência, e prova que Carros 2 foi mesmo um acidente de percurso.

Universidade Monstros é um prelúdio de Monstros S.A. e narra o início da amizade de Mike e Sulley ainda na época da faculdade. Mike é o típico aluno dedicado, que entra para o Programa de Sustos por ambicionar se tornar um "assustador" na Monstros S.A., a elite da empresas que gera energia para a cidade através dos gritos das crianças aterrorizadas. Já Sulley vem de uma família renomada de assustadores e entra na U.M. como astro sem fazer esforço algum. Surge então uma rivalidade entre os dois. Após serem expulsos do programa devido a um acidente, Mike e Sulley precisarão deixar as diferenças de lado e vencer o campeonato de sustos para conseguirem retornar ao curso.

O primeiro grande acerto dessa continuação foi no projeto, onde foi utilizada a proposta de prelúdio ao invés de dar continuidade à amizade de Boo e Sulley. Todos esperavam ver qual seria o desfecho após o final de Monstros S.A., mas é bem melhor deixar esse mistério no ar, já que qualquer derrapada na história poderia colocar tudo por água abaixo.

O longa adota a formula típica de filmes universitários: Cheio de esteriótipos como os populares, os perdedores, as patricinhas e até mesmo os góticos. Além disso, o roteiro segue a estrutura de “Nerds x Atletas”, algo parecido com A Vingança dos Nerds, porém com o toque e o charme que só a Pixar consegue inserir em seus roteiros.

A ideia de ressaltar o gênero da comédia foi bem acertada, principalmente pelas piadas rápidas e bem sacadas entre um diálogo e outro, que se apresentam maduras. É nitido que muitas piadas foram feitas para os pais e a geração que assistiu enquanto criança o primeiro filme.

Claramente, a Pixar mantém a proposta de segurar seu público de antigamente com um tema sugestivo à essa geração. Onze anos depois, muitas das crianças que assistiram Monstros S.A. estão ou ingressarão na Universidade, o que ajuda no entendimento das referências.

Além disso, a trama faz com que o público se prenda na poltrona com o desfecho, que, apesar de um pouco clichê, é de uma forma inesperada e resolvida. Para quem acha que o filme é apenas feito de momentos cômicos, devo lembrar-lhes que estamos falando da Pixar. Sim, ainda que um pouco menos evidente, as mensagens e a sensibilidade estão ali, bem distribuídas e bem elaboradas para crianças e até mesmo para os adultos, já que se trata de superação e busca de seus sonhos.

Quanto aos personagens, todos são muito bem apresentados e alguns ganham a simpatia do público como os membros da Oozma Kappa, fraternidade em que Sulley e Mike se aliam para tentar ganhar o torneio. Mesmo os valentões e populares da Universidade são bem recebidos pelo público, e, por incrível que pareça, até Randall, o antagonista do primeiro filme atinge uma notoriedade interessante.

Com uma ideia interessante de segurar o público da mesma geração, Universidade Monstros conquista ainda mais por sua originalidade e boas piadas. Pode não se igualar ao primeiro, mas se alguém achava que a Pixar estava deixando a desejar em qualidade, pode ter certeza que esse alguém mudará de ideia assim que ver Mike Wazowski quando criança na  Monstros S.A.se alguém mudará de ideia assim que ver Mike Wazowski quando criança na Monstros S.A.
Nota:

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Postagens populares