Sou uma pessoa um tanto quanto saudosista, gosto do tradicional, do clássico e com o futebol não é diferente.
Nessa semana, estava assistindo ao jogo entre Italia x Espanha, válido pela a Eurocopa, e, com o decorrer do jogo, me dei conta de como o futebol de hoje é fraco comparado com a geração da decada de 90 e que se encerrou em meados de 2006.
A Itália por exemplo, ia a campo com Pirlo, Perrota, Nesta, Materazzi, Gattuso e Camoranesi, todos jogando muito, com passes precisos, rapidos, que deixavam o adversário olhando. Hoje, desses jogadores só restou Pirlo em um time congestionado e que não consegue acertar uma boa troca de passes. O ataque então, quem estava acostumado a ver Totti e Del Piero fazendo gols de todos os jeitos, hoje tem que engolir Cassano e o pseudo craque Balotelli.
O time não se preocupava em manter a posse de bola, mas embolar o meio de campo, para que a seleção espanhola, se perdesse em meio a varios jogadores de azul correndo sem sentido. Espanha essa, que, apesar de ser o mesmo time que faturou a ultima copa, não chega nem perto do futebol apresentado na mesma. Talvez o time esteja tão preocupado em manter a posse de bola, que se esquece de atacar, de entrar na área, de botar uma bola para dentro do gol.
O jogo terminou 1x1, em minha opinião, um jogo abaixo do que se espera em uma Eurocopa, ainda mais entre essas duas seleções, aliás, assim como nenhum dos jogos que assisti até agora, me agradou.
A explicação para essa minha decepção, é que a epidemia de que o melhor ataque é a defesa, que atingiu os clubes nos ultimos anos, chegou nas seleções, algo que não esperava ver. As equipes nacionais sempre foram conhecidas por seu futebol aguerrido, pra cima, buscando a vitória sempre, composto por meios de campo fortes, as vezes com dois armadores, outras com apenas um volante. Hoje, isso não existe mais, os times ultimente tem entrado com duas linhas de quatro, sendo que do meio, três são volantes.
Claro, como esse estilo (ainda) não é regra, ainda temos alguns jogos nos quais podemos ver atitude nas equipes, e nos jogos, assim como foi Dinamarca x Portugal, dois times que precisavam de resultado, fizeram o que era esperado, buscaram. A seleção lusitana saiu com a vitória, mas a Dinamarca deu muito trabalho, que, após estar perdendo de 2x0 ainda conseguiu alcançar o empate, mas, no fim, C. Ronaldo e cia. sairam vitoriosos. Outro jogo bom de se ver foi Alemanha x Holanda, o jogo mais esperado nessa primeira fase do campeonato. Olho nessa seleção Alemã, que vem mantendo uma base desde 2007 adicionando um ou outro jogador bom que surge no meio do caminho, como o atacante Thomas Muller.
Ainda tenho esperança de ver um futebol mais envolvente por parte das seleções, não agora, nessa Euro, mas num futuro próximo. Procuro acreditar que as equipes estão em formação, e os jogadores são jovens, e para que não haja nenhum erro, a melhor solução é manter a defesa forte, e não ter seus respectivos planejamentos mandados por agua abaixo. Espero que na próxima Copa do Mundo, as seleções já estejam maduras o suficiente para disputarem de igual para igual. Não digo isso apenas do futebol europeu, mas também às duas forças sulamericanas, Brasil e Argentina, dois times também, que estão em plena formação, mas ainda com pouco tempo de experiência e entrosamento entre os jogadores.
Nos resta esperar e torcer para que não liguemos a TV esperando uma partida épica, e nos deparar com mais um Chelsea x Barcelona.
Nenhum comentário